Introdução a Administração


05/08/2010
Aula sobre Frederick Winston Taylor


Líder de um grupo que promoveu o Desenvolvimento da Administração Científica Taylo publicou as Teorias da Administração Científica que buscava assegurar a eficiência dos processos de fabricação, grande preocupação para da sua época. Taylor e seus colegas acreditavam que a prosperidade era conquistada através da maximização da produtividade e isto só seria conquistado tendo trabalhadores extremamente eficientes.


1856-1915
As técnicas criadas por este movimento buscavam aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho, para evitar o desperdício e promover "a prosperidade dos patrões e empregados".


Antes da criação das técnicas os trabalhadores executavam suas tarefas sem métodos, as realizavam de acordo com seus palpites ou suas intuições, os administradores por sua vez não sabiam avaliar seus desempenhos.


Em 1903 Taylor divulgou o livro - Shop Management (Administração de Operações Fabris) onde apresentou suas idéias respeitando 04 Princípios.


1 - O Objetivo da boa administração era pagar altos salários e ter baixos custos de produção;
2 - Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas;
3 - Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.
4 - Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios.



Taylor formalizou a unidade básica de trabalho que seria realizar um estudo de tempo e movimento dos trabalhadores das fábricas através de um cronômetro. Após isto ele buscava encontrar uma maneira mais eficiente do operário realizar suas tarefas, as tarefas que passavam por este trabalho eram intituladas - taylorizadas".


Criava-se então uma nova maneira de se encarar os trabalhos e as responsabilidades em relação as empresas e aos colegas, usando um sistema de pagamentos por quantidades de peças produzidas Taylor conseguir aumentar expressivamente a eficiência. Os rendimentos do trabalhador aumentavam de acordo com sua produtividade.


O que é Eficiência?
É a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é. Em muitos casos isto significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais
Fonte: Amaru Maximiano (Introdução a Administração)


O que é Eficácia?
É a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.
Fonte: Amaru Maximiano (Introdução a Administração)


Comentados em sala:
O que ocorria na época e fora identificado com os Estudos Científicos da Administração.
- Vadiagem sistemica o que significava que os funcionários travavam a produção por conta por terem uma visão equivocada;
- Acreditarem que o maior rendimento das máquinas iriam gerar mais desemprego;
- Haviam a idéia equivocada de que se podia produzir somente um pouco por dia;
- Não havia cronogramas que comparassem o tempo de trabalho com a produção;
- Falta de uniformidade das técnicas de trabalho;
- Aplicavam muitos métodos empíricos avaliadas somente na intuição;


Taylor por sua vez achava de extrema importância: 
- O estudo de tempo e padrões de produção;
- Quanto mais complexas eram as tarefas mais pessoas eram necessárias para realizar;
- Separar cargos e tarefas de maneira mais simples possível para que desta forma a supervisão fique facilitada;
- Buscou definir racionalmente os cargos e setores das empresas;
- Buscou o sistema de delinemanento de rotina de trabalho ou seja incorporou rotinas de trabalho;
Taylor criou sistemas para todas as áreas de produção de uma empresa, através de procedimentos operacionais.


O que é uma tarefa?
Todo e qualquer conjunto de trabalhos realizadas por uma ou mais pessoas dentro de um ambiente de trabalho é considerado uma tarefa.


"Um conjunto de cargos formam seções e um conjunto de seções formam um departamento"
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Há bastante material grátis na Internet sobre a Teoria Geral da Administração.
Apostila 1 - Pequena introdução a o TGA com cronogramas da sua evolução e seus conceitos básicos;
Apostila 2 - Apostila em pdf com a história filosófica do pensamento administrativo desde Platão, é interessante por apresentar com um conteúdo mais aprofundado as teorias administrativas e seus conceitos;


Matéria da 1º Aula
Introdução à Administração

Curso Técnico em Informática
Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados Objetivos. Desse esforço conjunto surgiram as empresas rudimentares,que remontam à época dos assírios, babilônios, fenícios etc.
1. Evolução Histórica
História da administração é relativamente recente, e surgiu com o aparecimento da grande empresa . Fenômeno - trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas - Revolução Industrial. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos. A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas:
1. Evolução Histórica
a) Primeira fase, de 1780 a 1860
b) Segunda fase, de 1860 a 1914

a) Primeira fase, de 1780 a 1860
É a revolução do carvão (como principal fonte de energia) e do ferro
(como principal matéria-prima). 
→ Introdução da máquina de fiar, no tear hidráulico e posteriormente do tear mecânico, do descaroçador de algodão provocando a mecanização das oficinas e da agricultura.
→ O trabalho do homem, do animal e da roda d'água, é substituído pelo trabalho da máquina (surge o operário e a fabrica e a usina). As novas oportunidades de trabalho provocam migrações e conseqüente
urbanização ao redor de centros industriais. Há uma revolução nos meios de transportes e comunicações: surge a navegação a vapor, a locomotiva a vapor, o telégrafo e o telefone. É o início do capitalismo.
b) Segunda fase, de 1860 a 1914
É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo (como as novas
fontes de energia) e do aço (como a nova matéria-prima).
→ Introdução definitiva do maquinário automático e da especialização do operário.
→ Intensa transformação dos meios de transporte e nas comunicações: surge a estrada de ferro, o automóvel, o avião o telégrafo sem fio, o rádio.
→ O capitalismo financeiro consolida-se e surgem as grandes organizações multinacionais (como a Standard Oil, a General Electric, a Westinghouse, a Siemens, a Dupont, a United States Steel etc.).
Ao final dessa segunda fase, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial, a saber:
a) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
b) Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
Administração moderna → Início do século XX.
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) → Escola da Administração Científica → aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários.
► Organização do Trabalho de cada operário.
Henri Fayol (1841-1925) → Escola Clássica da Administração → aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração.
►Organização da Empresa como um todo.
A partir desses dois pioneiros, a pequena história da administração moderna pode ser assim resumida nas seguintes teorias ou escolas que lhes sucederam:
a) Teoria da Administração Científica: desenvolvida por engenheiros americanos, seguidores de Taylor. Preocupavam-se principalmente com a organização das tarefas, isto é, com a racionalização do trabalho
dos operários.
b) Teoria Clássica da Administração: desenvolvidas por seguidores de Fayol. Preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo.
A Moderna Administração
c) Teoria das Relações Humanas: desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos. Preocupada principalmente com as pessoas, com os grupos sociais e com a organização informal.
d) Teoria Estruturalista: desenvolvida a partir de 1950 preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas acima e numeradas. A Escola Estruturalista teve início com a teoria da burocracia com Max Weber.
e) Teoria de Sistemas: desenvolvida a partir de 1970. Passou a abordar a empresa como um sistema aberto em contínua interação com o meio ambiente que o envolve.
f) Teoria da Contingência: desenvolvida no final da década de 70, sob a influência da Teoria de Sistemas. Para essa teoria, a empresa e a sua administração são variáveis dependentes do que ocorre no ambiente externo, isto é, à medida que o meio ambiente é transformado, também ocorrem mudanças na empresa e na sua administração como conseqüência. Isto significa que na administração tudo é relativo e nada é absoluto. Para a teoria da contingência tudo o que ocorre na empresa depende da situação e do ambiente externo.
2. A Administração e suas perspectivas
Numa época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas de atividade humana. Vivemos em uma civilização onde o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade.
A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas através das pessoas. Seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa. O avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento humano, por si apenas, não produzem efeitos se a qualidade da administração efetuada sobre os grupos organizados de pessoas não permitir uma aplicação efetiva desses recursos humanos. O trabalho do administrador em uma organização qualquer, seja ele um supervisor de primeira linha ou o dirigente mínimo da organização, é essencialmente o mesmo. Qualquer que seja a posição ou o nível que ocupe o administrador, quando tem responsabilidade pela cooperação dos subordinados, só pode alcançar resultados através da efetiva cooperação dos subordinados.
Todos os que obtêm resultados através do desempenho dos subordinados subscrevem basicamente as mesmas funções como administrador. A tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja ela uma grande indústria, uma cadeia de supermercados, uma escola, um clube, um hospital, uma empresa de consultoria ou uma empresa de informática. Toda organização, seja ela industrial ou prestadora de qualquer tipo de serviço, precisa ser administrada adequadamente para alcançar os seus objetivos com a maior eficiência e economia de ação e de recursos.
O homem tem necessidade de cooperar com outros homens para, em conjunto alcançar objetivos. A coordenação do esforço humano torna-se um problema essencialmente administrativo Onde quer que a cooperação de indivíduos no sentido de alcançar um ou mais objetivos comuns se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessas associações é a administração, com a função de se conseguir fazer as coisas através das pessoas, com os melhores resultados.
A Administração e suas perspectivas Organizações alcançaram certo tamanho e complexidade → a administração começou a apresentar dificuldades e desafios até então intransponíveis para os seus dirigentes → nesse momento surgiu uma crescente necessidade de uma teoria da administração que permitisse oferecer aos dirigentes das organizações os modelos e as estratégias adequadas para a solução dos seus problemas empresariais. A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. O profissional pode ser um engenheiro, técnico em informática, um contabilista, um médico etc. e precisa conhecer profundamente a sua especialidade. Mas, no momento em que é promovido em sua empresa a supervisor, chefe, gerente ou diretor, exatamente a partir desse momento, ele deve ser administrador.
Necessidade de dedicar-se a uma série de responsabilidades → exigirão conhecimentos e posturas completamente novos e diferentes que a sua especialidade não lhe ensinou em momento algum. Caráter universal da Administração → cada empresa necessita não de um administrador apenas, mas de uma equipe de administradores em vários níveis e nas suas várias áreas e funções para levarem adiante as diversas especialidades dentro de um conjunto integrado e harmonioso de esforços em direção aos objetivos da empresa.
A Administração e suas perspectivas Muitos profissionais de nível técnico e superior a retornarem mais tarde a cursos de administração: quando são promovidos do nível operacional onde, executam suas especialidades para o nível intermediário, eles deixam de ser engenheiros, técnicos em informática, contabilistas, médicos etc. para se tornarem administradores.
Exercício:
Apresentar suas considerações a respeito da importância do conhecimento da administração para as organizações em geral e, para sua vida.